sábado, 24 de junho de 2017

" Aquele que quiser me seguir, que negue a si próprio "

O lugar onde você se encontra, as pessoas que o cercam, os problemas que enfrenta, os acontecimentos do momento — tudo tem um significado especial para você. Ocorrem segundo a lei da recompensa e segundo as necessidades específicas de seu crescimento espiritual. Estude-os cuidadosamente, mas de maneira impessoal, sem deixar que o ego interfira, e aja de acordo com isso. 

Será difícil e talvez mesmo desagradável, porém constitui a maneira correta de resolver todos os seus problemas. Foi isso que Jesus quis dizer quando afirmou: "Aquele que quiser me seguir, que negue a si próprio, pegue a sua cruz de cada dia e siga-me". Essa é, no verdadeiro Cristianismo, a crucificação do ego e que conduz diretamente à ressurreição na realidade do Eu Superior. Considere sua pior e mais irritante dificuldade como a voz de seu Eu Superior. Tente ouvir o que Ele diz. 

Tente remover os obstáculos que Ele aponta em você. Considere essa prova, essa situação específica como algo da maior importância para o seu crescimento espiritual. Quanto mais esmagadora ela for, mais esforço estará sendo feito para aproximá-lo do Eu Superior. Em qualquer momento de sua vida, por meio de um acontecimento, situação ou contato com outra pessoa, a Inteligência Infinita lhe oferece os meios de crescimento, bastando você sair de sua rotina egoísta e aceitá-los.

Paul Brunton
Meditações Para Pessoas Em Crise


A natureza humana é frágil; a sua não é uma exceção. Contudo, se você estiver abalado por suas falhas, se a angústia resultante for redobrada pelo fato de seu erro ser irreparável, será que não há nada mais a fazer a não ser entregar-se a um profundo desespero? 

A resposta verdadeira é mais auspiciosa do que essa: "Se tiver paciência, enquanto cultiva a humildade e silencia o orgulho do ego, poderá ver-se livre de antigas fraquezas e superar erros passados". Esse seria o primeiro estágio de sua nova atitude; no estágio seguinte, você poderia, pelo menos, repassar os acontecimentos do passado e alterá-los em pensamento. 

Teria, então, a possibilidade de mentalmente corrigir as decisões erradas e modificar as ações impulsivas ou precipitadas. Colheria, assim, os frutos de lições aprendidas com muito sofrimento.


Paul Brunton
Meditações Para Pessoas Em Crise

sexta-feira, 23 de junho de 2017

Para o Eu Superior e seu divino poder!


Para passar de um negro desespero a uma paz curadora é preciso começar a aprender a "desprender-se". Isso pode se referir a deformadas imagens do passado, a difíceis condições do presente ou a desagradáveis antecipações do futuro. Para onde, então, pode aquele que sofre se voltar? Para o Eu Superior e seu divino poder.



O mesmo poder que o trouxe até aqui, certamente o conduzirá na próxima fase de sua vida. Você deveria confiar nisso e colocar de lado qualquer ansiedade, como um passageiro que viaja num trem e, em vez de carregar sua bagagem, coloca-a no chão do trem, deixando que ele a leve. A bagagem representa os esforços pessoais de planejar, organizar e moldar o futuro dominado pelo desejo e apego. Isso é como insistir em carregar a própria bagagem. O trem representa o Eu Superior ao qual você deveria entregar seu futuro. Viva na Paz Interior, livre de expectativas, desejos, ansiedades e preocupações.


Paul Brunton
Meditações Para Pessoas Em Crise
Sejam quais forem as nuvens mentais e emocionais que o dia possa trazer-lhe, não as detenha; deixe-as passar. Isso pode parecer uma façanha sobre-humana, mas torna-se possível quando você as transfere para o poder superior.


Seus problemas podem por vezes deixá-lo com uma sensação de frustração e derrota. Isso é natural. Significa apenas que uma situação difícil está sendo imposta a você pelo destino. Você deveria avaliar isso filosoficamente como uma indicação geral da impossibilidade de satisfação da vida na Terra, no sentido budista. Nesse caminho você se defronta com todo tipo de vicissitudes e altos e baixos, em parte para lhe mostrar claramente que a realidade interna é o único valor imutável e assim obrigá-lo a se empenhar na Busca, e em parte para revelar suas qualidades latentes. Mas as provas não irão além do que você pode suportar.



Paul Brunton
Meditações Para Pessoas Em Crise


quinta-feira, 22 de junho de 2017

Aberturas para a Graça Divina

Quando deixar de acreditar em suas próprias virtudes e mesmo em sua própria capacidade, a ponto de
se desesperar, você estará pronto para orar da forma correta e a aprender a depender totalmente da Graça do Eu Superior.

Quando tiver reconhecido que o mal em você e nas outras pessoas é tão arraigado e tão forte que não há nada que possa fazer, você terá que se voltar para esse Poder. 

Quando deixar de acreditar em sua própria natureza humana e não mais se ativer a projetos pessoais, então você terá realmente abandonado o ego. Isso lhe trará a possibilidade de se abrir para a Graça.


Paul Brunton
Meditações Para Pessoas Em Crise

quarta-feira, 21 de junho de 2017



E preciso muita coragem para enfrentar a vida, todavia não devemos nos esquecer da necessidade de ter muita humildade diante do Criador.



Paul Brunton
Meditações Para Pessoas Em Crise

segunda-feira, 19 de junho de 2017

Afirmações por Paul Brunton

" Em meu eu real, sou forte, feliz e sereno. "

" Infinito Poder, sustenta-me! Infinita Sabedoria, ilumina-me! Infinito Amor, enobrece-me! "

" Possa eu cada vez mais cooperar com o Eu Superior Possa eu de forma inteligente e com obediência fazer sua vontade. "

" Coopero alegremente com o propósito superior da minha vida. "

" Em meu eu real, a vida é eterna, a sabedoria é infinita, a beleza é imperecível e o poder é inesgotável. Apenas a minha forma é humana, pois a minha essência é divina. " 

" Em qualquer situação, permaneço calmo e peço ao Intuitivo que me guie. "

" Olho para além das dificuldades do momento, para a eterna paz do Eu Superior. "

" A Paz de Deus."

" Vivo na serenidade do Eu Superior. "


Paul Brunton
Meditações Para Pessoas Em Crise

domingo, 18 de junho de 2017

Quando o sofrimento provoca abatimento, ele está apenas cumprindo o seu papel. É uma parte do lugar que ele ocupa no esquema das coisas, levando o indivíduo à consciência de que sob os doces prazeres do mundo há sempre dor. 

Porém, se essa reflexão parasse por aí, estaria apresentando apenas meia verdade. A outra metade, bem mais difícil de perceber, é que sob os aparentes sofrimentos, dos quais ninguém escapa, existe uma enorme harmonia, m imenso amor, uma paz inimaginável e uma força cósmica.


Paul Brunton
Meditações Para Pessoas Em Crise