quarta-feira, 11 de outubro de 2017

A Filosofia, nossa mais brilhante esperança

A filosofia oferece a todos uma experiência suprema maravilhosa e constitui nossa mais brilhante esperança.

Todas as palavras são miseráveis diante desta grande experiência que um dia toda a raça humana conhecerá; e todos os que estudam com sinceridade e perseverança podem conhecê-la desde já.

É portanto um erro crer que a vida exterior, a existência pessoal, as relações sociais do estudante filósofo possam sofrer uma espécie de mutilação ou de diminuição. Elas se enriquecerão e se alargarão, contrariamente às expectativas malsãs, pois, com efeito, o espírito deve fazer descer, neste mundo de espaço e de tempo, um pouco desta grandeza bem-aventurada, deste milagre permanente que percebe no seu mundo transcendental. 

Embora o Real no absoluto e na sua pureza se encontre permanentemente como um Vazio, além do mundo manifesto e relativo, não será menos paradoxalmente a fonte e a inspiração dos valores mais altos que este contém. O estudante acha pois, na filosofia, em função de suas tendências interiores e das circunstâncias exteriores, o que não encontra no ascetismo místico: um poderoso impulso para criar novos valores na arte, na literatura, na civilização e no trabalho, na instrução e na política, bem como na economia e na indústria; em suma, em todos os campos da atividade humana.


Paul Brunton
A Sabedoria do Eu Superior



Nenhum comentário:

Postar um comentário