segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Seja humilde

A agilidade e instrução intelectuais são coisas admiráveis e adornam o indivíduo, mas o orgulho intelectual levanta uma forte barreira entre ele e a vida superior que está sempre chamando por ele, conquanto silenciosamente. Os intelectuais orgulhosos se sentam em seus débeis pedestais e esperam ser adorados, quando existe a todo tempo uma divindade habitando nas profundezas de seus corações, e que é a única digna de adorações. O eu intelectual enfurna-se como um orgulhoso pavão diante dos olhares do mundo; mas o verdadeiro gerador de seus talentos e criador de seus feitos, o ser que o satura do princípio de vida e assim lhe permite existir, se satisfaz plenamente com o permanecer em segundo plano, ignorado e desapercebido dos homens.

A mais difícil das tarefas é a gente humilhar-se até a realização de sua própria pequenez, ignorância a vaidade. Contudo, a maior das conquistas nesse sentido conduz diretamente ao encontro da vida divina que Cristo prometeu a todos os que que perdessem a vida pessoal.

Para compreender estas coisas, não necessitamos do conhecimento e cultura de uma alta mentalidade. 
Os simples, os rudes e os primitivos podem assimilá-las prontamente por um ato de fé e oração, e podem mais facilmente assumir a atitude de reverência.


Paul Brunton
O Caminho Secreto

Nenhum comentário:

Postar um comentário