segunda-feira, 17 de outubro de 2016

"Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos"


"Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos."



Que significa justiça? Não significa o que pensam o acanhado mundo e as mentes tacanhas. Nada tem a ver com o que o mundo pense a vosso respeito. O mundo não tem competência para julgar sobre o que constitui ou não justiça.

Uma coisa está certa quando é correta. A língua francesa usa uma só palavra (juste) para indicar tanto a qualidade de justiça num homem como de exatidão numa medida. Tanto a medida como o homem estão certos quando se ajustam à verdade. Daí que a fome pela justiça signifique realmente ter fome pelo ajustamento de seu próprio eu à Verdade.

Nesta idade revolucionária, quando tantos de nós estão cansados das velhas fórmulas e ensinos obsoletos, as pessoas mais pensadoras não endossam nenhum culto, credo ou contra-senha especiais, mas querem a Verdade que os transcende a todos. Este é o misterioso "El Dorado" que está além das fronteiras do conhecimento comum. É uma terra fabulosa sobre a qual muitos têm escrito, mas a que poucos têm chegado. Pessoalmente, eu sou um amante da sabedoria da antiguidade. Sinto-me fascinado pelas antigas religiões, pelas antigas filosofias e pelas antigas literaturas. Mas deploro-as e nego todas desde o momento em que alguém procure utilizá-las como cadeias para atar meus pés e mente. Tal é o paradoxo; amando o antigo, devo contudo expressar o novo. E existem muitos outros que sentem como eu; que procuram compreender de uma maneira moderna por que é que estamos aqui e qual é o propósito da vida.

Justiça significa que vos alinhastes com o propósito de vossa própria encarnação, o qual é a realização da verdade nela implícita. Se estais faminto por essa meta; se sentis consciente ou inconscientemente que estais aqui para um propósito sagrado e que quereis satisfazer esse propósito; se tendes a aguda fome, a intensa aspiração para descobrir a Verdade espiritual, custe o que custar, então, por fim, vos será dada a Verdade, ou como disse Jesus, sereis "farto" da Verdade.

Isto significa que se nunca renunciais a vossa aspiração, se encetais a busca e perseverais, ano após ano, até à própria borda da sepultura, se necessário for, então sereis farto, então vossa aspiração será finalmente satisfeita. Deus implantou esta aspiração em vosso coração porque é Sua intenção vê-la cumprida na hora predeterminada; assim podeis ter de esperar. Não obstante, nunca renuncieis à vossa aspiração, nunca renuncieis a esta busca do Super-eu, e por fim notareis que valeu a pena esperar. Quem quer que siga esta senda de pesquisa introspectiva, quem quer que tenha a coragem de desprender-se por um momento de suas tristezas e alegrias pessoais, esse pode verificar por si a veracidade de cada uma das palavras de Jesus. Pode obter a mais plena demonstração e a mais clara experiência da realidade das mesmas.

Ter fome e sede, na expressão de Jesus, é nunca desistir da busca, não importa o que vos possa acontecer. "Se o caminho que mostrei para conduzir até lá parece muito difícil, pode, no entanto, ser encontrado. Com efeito, deve ser difícil, já que é tão raramente descoberto. Pois se a salvação fosse de fácil alcance e pudesse ser descoberta sem grandes trabalhos, como poderia ocorrer que fosse tão negligenciada por quase toda gente?", disse Spinoza.

Temos muita fé, mas pouca fidelidade. Muitos são os que creem num ideal, mas poucos são os que o seguem até o fim.

A realização é fruto de lutas. A disciplina da vida está sempre presente. Cada homem traz sobre si um problema. Se a vida fosse suave ano após ano, cessaríamos de evoluir. O mundo representa oposição, a qual requer tempo para ser vencida. Quem quiser realizar, deve superar e não render-se.

É intenso o vosso desejo de conhecer a Verdade? A Verdade é tão sutil e enganosa que, a não ser que tenhais a aguda determinação, o ardente anseio por ela, que persistais anos a fio, jamais a encontrareis. Seja o que for que aconteça, não permitais que as decepções na vida vos desviem de vossa busca, porém continuai vossa pesquisa sem vos importardes com o que vos suceda, e se assim procederdes, acabareis atraindo aquilo que procurais. Todavia, procurai a verdade tão-só por causa da própria verdade. Deveis estar preparado para evitar desvios. Se a procurais esperando benefícios materiais ou experiências psíquicas, estais esperando pelo que é fugaz, e perdereis de mira a verdade.

A Verdade é a meta mais elevada, porque do pico dessa montanha podeis ver tudo o mais tal qual é realmente. Podeis verificar que muitas etapas que tendes suposto ser a meta, nada mais são do que etapas sucessivas. Ela vos mostrará quantas meias-verdades e quartos-de-verdades e imitações de verdades se têm exibido como verdades inteiras. Dar-vos-á um entendimento da verdade acerca de vós próprio, da vida e do Universo como um todo, que vos eliminará todas as dúvidas.

Nunca mais tereis a menor dúvida sobre a base fundamental destes mistérios. Se experimentardes uma dúvida no curso de um ano, ou mesmo no curso de dez anos, nunca podereis encontrar a verdade espiritual. Quando houverdes encontrado a verdade, nunca conhecereis nem mesmo a possibilidade de admitir dúvidas ou contradições em vossa mente; sentireis certeza absoluta, fixa e inalterável.

Paul Brunton

A Realidade Interna.


Nenhum comentário:

Postar um comentário