sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Conselhos...

"Isto e tua servidão: pratica a meditação", assim disse o sábio Hindu Ashtavakra, que viveu há"
alguns milênios.

Esta citação por nós feita no segundo capítulo do "Ensino Secreto Além da Yoga", na maior parte desse capítulo, chocou os sentimentos e alarmou as antecipações de numerosos leitores. 
Tiveram receio de ensinar que a meditação devia ceder lugar a metafisica.   Pode-se ver agora quanto esta emoção era inútil. Seria preciso ter paciência e esperar o conjunto do ensino. 

Tilopa, sábio tibetano, do seculo IX, disse do mesmo modo:  "Não medite. Mantenha sua mente em estado natural". Um conselho negativo que não constitui uma revolta; antes é um progresso natural.   É dado, não aos neófitos, aos quais poderia prejudicar, mas aos estudantes mais adiantados, aos quais seria mais proveitoso, simplesmente uma tentativa para por a meditação no lugar que lhe compete entre todos os outros elementos que compõem a trama complicada da vida; e para lembrar a seus adeptos entusiastas que a pesquisa não termina com ela somente; para lhes lembrar que o que procuram se acha, a partir de agora, no mais profundo de si mesmos. "


Paul Brunton
A Sabedoria Oculta Além da Ioga

Nenhum comentário:

Postar um comentário